domingo, 12 de dezembro de 2010

O Segredo Divino Revelado

A Bíblia diz que Deus teve um segredo guardado por muito tempo e que esse segredo tem tudo a ver com a minha e com a sua vida. Você quer ter sucesso na vida? Então você precisa conhecer esse segredo, pois ele é a razão de sua existência. Você quer fazer parte de uma família bem sucedida? Então você precisa entender esse segredo. Você quer marcar a sua geração? Então você não pode ignorar esse segredo. O meu desejo sincero é que durante essa série de palestras, os nossos olhos sejam abertos para que possamos conhecer e entender o grande Segredo Divino.

Por muitos anos Deus escondeu esse segredo (Efésios 3.9). Adão não tomou conhecimento quando andava com Deus no Jardim do Éden. Abraão chegou a ser chamado de o "amigo de Deus", mas também não chegou a conhecer esse segredo. Até Davi, o "homem segundo o coração de Deus", também morreu sem saber. Muitos profetas receberam mensagens especiais do coração de Deus, mas nunca tomaram conhecimento desse segredo. Mas houve um homem a quem Deus decidiu revelar esse segredo. Você sabe dizer quem foi? Então leia comigo o que está escrito em Efésios 3.3-5:

Efésios 3.3-5 "Deus me revelou o seu plano secreto e fez com que eu o conhecesse. (Eu escrevi isso em poucas palavras, e, se vocês lerem o que escrevi, poderão saber como entendo o segredo de Cristo.) No passado esse segredo não foi contado aos seres humanos, mas agora, por meio do seu Espírito, Deus o revelou aos seus santos apóstolos e profetas."

Depois de muitos anos, Deus resolveu revelar o seu segredo ao apóstolo Paulo. Esse segredo é o fundamento dos apóstolos e dos profetas. É o alicerce da minha e da sua vida. Esse segredo é a base da Igreja. Então, qual é esse segredo? Vamos com calma.

Paulo diz que o segredo divino é um plano perfeito que tem um propósito eterno. “Deus fez isso [plano perfeito] de acordo com o seu propósito eterno,” Efésios 3.11a. Por ter um propósito eterno significa dizer que esse plano perfeito que Deus manteve em segredo foi desenvolvido antes da fundação do mundo, ele se cumpre em nossa geração e tem aplicações na vida futura. É o único desejo que Deus tem em seu coração e é de sua vontade que esse plano perfeito se cumpra por toda a eternidade. É o maior desejo de Deus. Um desejo imutável e mais importante para Deus. Eu e você fomos criados por causa desse propósito. O mundo foi criado por causa dele. Então, qual é esse plano? E qual é o seu propósito? Não vou falar assim tão rápido. Quero que você pense.

Por que esse plano tem um propósito eterno significa dizer que ele não é a nossa missão, não é a nossa tarefa de evangelizar nossos amigos, não é estudar a Bíblia, não é fazer ação social, não é discipulado, porque tudo isso um dia acabará. Mas o plano perfeito guardado em segredo por muitos anos é eterno, ou seja, ele nunca acabará. Nós vamos continuar praticando esse plano eternamente, para sempre. Mas você pode estar sugerindo: Mas Pastor, diga logo qual é esse plano perfeito! Tá bom. Eu conto.


Vamos descobrir qual é esse plano e esse propósito se respondermos as seguintes perguntas: 1) Antes do mundo ser criado, Deus já existia? É claro que sim. 2) O que é que Deus estava fazendo antes da criação? Deus não tinha um planeta para administrar. Mas hoje ele está com muito trabalho. Jesus disse que "meu Pai trabalha até agora e eu trabalho também" (João 5.17). Deus está ocupado administrando aquilo que ele criou. Gerenciando toda a sua criação, organizando o serviço dos anjos, se ocupando com pessoas, e especialmente cuidando de você agora. Mas a pergunta continua, o que Deus estava fazendo antes da criação do mundo? Se você descobrir essa resposta então terá descoberto o segredo divino e o seu propósito eterno.

A Bíblia diz que o nosso Deus não é um Deus de uma pessoa só. Nosso Deus é três em um, é Triuno. Deus é uma comunidade de três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Com base nessa informação podemos afirmar que, antes da criação, Deus estava vivendo na comunhão da Trindade. E isso nunca vai mudar.


Antes da criação a Trindade vivia em relacionamentos saudáveis e agradáveis, relacionamentos eternos. Deus curtia a vida eterna se relacionando “uns com os outros”. Vida eterna não é o céu, como muitos pensam. Vida eterna não é um lugar. Vida eterna é relacionamento eterno. A Trindade é a fonte da vida eterna. Deus vive essa vida através de relacionamentos eternos. Essa é a base da sua e da minha vida. Precisamos aprender a viver a vida eterna nos relacionando como a Trindade o faz no estilo de vida de "uns aos outros".


Deus gosta tanto desse estilo de vida eterna que ele teve uma visão, um grande desejo. Um dia eles disseram, vamos criar o homem a nossa imagem e semelhança. Então, qual é o segredo divino revelado por Deus a Paulo através do seu plano perfeito? "DEUS CRIOU VOCÊ E EU PARA QUE VIVAMOS O MESMO ESTILO DE VIDA ETERNA "UNS AOS OUTROS" COMO ELE FAZ.

No final de seu ministério aqui na terra, Jesus falou sobre isso com o Pai dizendo: “E peço que todos sejam um. E assim como tu, meu Pai, estás unido comigo, e eu estou unido contigo, que todos os que crerem também estejam unidos a nós para que o mundo creia que tu me enviaste. A natureza divina que tu me deste eu reparti com eles a fim de que possam ser um, assim como tu e eu somos um. Eu estou unido com eles, e tu estás unido comigo, para que eles sejam completamente unidos, a fim de que o mundo saiba que me enviaste e que amas os meus seguidores como também me amas. Pai, quero que, onde eu estiver, aqueles que me deste estejam comigo a fim de que vejam a minha natureza divina, que tu me deste; pois me amaste antes da criação do mundo.” João 17.21-24.

Como é que você sabe que agora tem a vida eterna? É porque você lê dez capítulos da Bíblia por dia? Não? Qual é a evidência de que você tem a vida eterna? Vejamos o que diz 1 João 3.14: "Nós sabemos que já passamos da morte para a vida e sabemos isso porque amamos os nossos irmãos. Quem não ama está ainda morto." Quando você ama o seu irmão. É como na Trindade. Isso é vida eterna.

Nosso relacionamento com Deus é vivenciado a partir do nosso relacionamento com a família de Deus. Jesus falando sobre o juízo final advertiu: "Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo. Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram’. Então os justos lhe responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos? Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar?’ O Rei responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram’.” Mateus 25.34-40

Você entende meu amigo? Quando assisto um irmão em necessidade, estou vivendo a vida eterna. Quando encontro com irmãos e irmãs fora das reuniões, estou praticando a vida eterna. Quando compartilho com irmãos e irmãs as minhas experiências pessoais com Jesus, estou curtindo a vida eterna. Lembre-se, vida eterna nada mais é do que relacionamento eterno. Nos relacionamos com Deus, relacionando com os irmãos.


Como já disse, o plano perfeito de Deus tem um propósito eterno. Jesus fala desse propósito em João 14. 2 e 3: “Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar. E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver.”

Deus tomou uma decisão radical. Com o seu plano perfeito ele não deseja apenas que nos relacionemos uns com os outros. Ele quer mais do que isso. Ele quer se relacionar conosco por toda a eternidade. Para isso, a Trindade decidiu fazer em nós o seu lugar de morada. Decidiram habitar em nós. Deus em sua imensa bondade resolveu compartilhar conosco a vida eterna experimentada por ele antes da fundação do mundo com Jesus e com o Espírito Santo. A Vida eterna significa que ao crer em Jesus e se comprometer com ele, você é adotado na família de Deus para viver em comunhão com ele e com seus irmãos igualmente adotados para todo o sempre.

Mas como Deus deseja que vivamos o estilo de vida "uns aos outros"? Veremos nos próximos domingos.
__________

Nenhum comentário:

Postar um comentário