domingo, 17 de maio de 2009

Eu


Antes de começarmos a palestra de hoje quero fazer uma advertência para os homens. Faça agora, sua mulher se comprometer de que estará aqui no próximo domingo. Porque se ela disser “não sei querido”, sai agora. Caso contrário você vai ficar em desvantagem. Isso porque hoje a palestra vai pegar para o seu lado. E aí não é justo a coisa pegar para o seu lado hoje e no domingo que vem você não poder reagir. Outra coisa fique bem atento, no próximo domingo pouco antes de sair, ela sofrer algumas indisposições, dor de cabeça, telefonemas repentinos, fica esperto. Hoje eu vou falar sobre os homens, domingo que vem sobre as mulheres.

Quero alertar vocês de duas coisas importantes. O primeiro alerta é que os ensinos que vou colocar aqui não são popularmente corretos, mas biblicamente fiel. Não tenho o compromisso aqui de ser politicamente correto, mas de expor a Palavra de Deus com fidelidade, e espero que você me entenda. O segundo alerta: Eu vou dar algumas ilustrações para ajudar no entendimento do ensino bíblico, mas cuidado, não se apegue a eles, esteja atento aos princípios que eles estão tentando esclarecer. Dito isso, deixe-me apresentar para você a visão de Deus para o casamento e depois você decide o que vai fazer.

A Bíblia não fala que o homem em nenhum lugar é superior a mulher. Ambos têm a mesma essência, mas foram criados para exercerem funções diferentes. O movimento feminista dos anos 70 surgiu como uma resposta a opressão masculina, mas partiu para o outro extremo, a mulher tem assumido funções que Deus deu ao homem e pior, homens tornando-se cada vez mais seres efeminados. Não é de se estranhar que hoje já estamos ouvindo notícias como “mulheres preferem homens com traços femininos” (Jornal Hoje). Essa inversão de funções pode ser vista dentro de nossos próprios lares, homens ocupados com afazeres domésticos, usando brincos e roupas coladinhas de cor rosa e trejeitos femininos, enquanto as mulheres saem de casa com a responsabilidade de sustentar a família.

Conta-se de que num congresso cristão o dirigente usando o texto da ressurreição da filha de Jairo fez o seguinte comentário: “Irmãos, assim como Jesus ressuscitou a filha de Jairo dizendo ‘Talita cume, levanta e anda’, nós também precisamos ressuscitar o nosso lado feminino. Por muitos anos nós o reprimimos e isso tem de acabar. Por isso, peço que escrevam uma oração pedindo a Deus que ressuscite em você o seu lado feminino.” Um nordestino que estava no congresso, sentindo-se extremamente desconfortável com aquela situação, escreveu: “Talita cume, eu não sei se você existe, mas se existe, tá amarrado”.

Quero apresentar para vocês três desafios que a Bíblia apresenta aos homens. Vejamos.



Em Efésios 5:23 lemos: “o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja”. Ser o cabeça nada mais é do que assumir a liderança de sua casa. Todavia temos dificuldade com isso porque o modelo de liderança a que fomos educados é o modelo militar. A alguns anos, era comum os homens chegarem em casa, assentar no sofá e gritar com a mulher: “Mulher, o que tem pra comer?”, e em seguida ao filho: “filho, tira o sapato do pai” e encerrar dizendo a filha: “Maria, traz o jornal para o pai”. Todavia, não é esse o modelo de liderança a que o homem deve exercer.

A liderança que o homem deve exercer é a liderança personificada em Jesus. Jesus substituiu o exercício do poder (capacidade de impor sobre os outros a sua vontade) pela autoridade (capacidade de levar as pessoas a segui-lo por causa de seu exemplo e respeito). Segundo Jesus, líder é aquele que serve. O líder tem um compromisso sério em suprir as necessidades de sua família (materiais, físicas, emocionais, espirituais) e não necessariamente as vontades. Cabe ao homem a tarefa de prover todos os recursos para a manutenção de toda a sua família. É do suor do rosto de Adão que deveria sair o sustento para a sua família.



Em Efésios 5:25 encontramos o segundo desafio para o homem: “Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela”. Mediante nossos problemas na terra, JESUS TOMOU A INICIATIVA de resolver os nossos problemas. Veio ao mundo e morreu por nós. Diante de Deus a responsabilidade dos erros da família é do homem. Quando Adão e Eva pecaram, Deus procurou Adão e não Eva. Disse Deus a Adão: “Onde você está? O que você fez Adão?” Adão respondeu: “Eu? o Senhor tá brincando né? A mulher que Tu me destes, pergunte pra ela.” Mesmo que Adão quisesse se esquivar de sua responsabilidade, diante de Deus ele continuava sendo o responsável pelos seus erros, e também pelos erros de sua família.

Isso não significa que o homem deve camuflar os erros da família, mas sim, deve assumir as responsabilidades no momento de crises no lugar da família. Se seu filho quebra a vidraça do vizinho, além de corrigi-lo, o homem deve pagar o conserto da janela. Se a mulher comprou e não pagou, a responsabilidade também é do marido. Cabe a ele administrar bem a sua casa. Aconteça o que acontecer, a responsabilidade é sempre do homem diante de Deus.

Certa vez meu filho ainda pequeno chegou para mim dizendo: “Pai, posso sair com meus amigos, a mãe disse que por ela tudo bem.” Fiquei chateado e acabei por ter uma conversa muito séria com minha esposa. Apesar de ser da responsabilidade do homem tudo aquilo que acontece com seus filhos, é importante que as mulheres entendam que esse tipo de comportamento acaba por colocar os filhos contra o pai, quando poderia dizer aos seus filhos que após conversar com o marido, a decisão será tomada.


O terceiro e último desafio se encontra em Efésios 5:25, 28, 33. Nesse pequeno texto o verbo que mais se repete é AMAR. 1 x se referindo ao amor de Cristo para com a Igreja; 1 x se refere ao homem amando a si mesmo; 3X se refere ao homem amando a sua mulher. Isso deixa muito claro que mulheres foram feitas para serem amadas. Mulheres merecem, carecem, querem, precisam se sentir amadas. Todavia, não se trata de um amor geral, mas dinâmico, e que precisa ser demonstrado de maneira específica.

No livro “As 5 linguagens do amor” o autor descreve que existem formas de demonstrar amor diferente, de pessoa para pessoa. São elas: 1) Qualidade de tempo – Trata-se de separar tempo para ouvir o ser amado com atenção e sem qualquer interferência; 2) O toque físico – São pessoas que não se contentam em palavras de carinho, precisam ser abraçadas e beijadas; 3) Dar e receber presentes significativos – Para essas pessoas elas ao receberem presentes entendem que são tão amadas que o doador se lembrou delas quando estava distante; 4) Formas de servir – Pessoas que são amadas quando você se dispõe a fazer algo para ajudá-las no seu serviço diário; 5) Elogios sinceros – Pessoas que necessitam de palavras de afirmação e de elogios sinceros para se sentirem amadas.

Diante disso, tudo o que o marido precisa fazer é descobrir o jeito que a esposa se sente amada, e dedicar-se a isso. Observe sua esposa. Se ficar difícil de saber a sua linguagem de amor, pergunte pra ela. Se de repente você descobrir que ela tem duas linguagens, você tem muito trabalho pela frente. Mas se te acontecer que ela tem as cinco, então eu vou orar por você.

CONCLUSÃO

Quero encerrar dado algumas dicas para todos:
Dica para as moças: Não troque a dor da solidão pela dor de estar casada com um marido que não tem compromisso com a visão de Cristo. É melhor sofrer a solidão do que as dores de um mau casamento.

Dica para os rapazes: Decida amar a sua futura esposa, atual namorada, como Cristo amou sua Igreja. Comece hoje tomando uma decisão de ser igual a Cristo para depois procurar uma esposa.

Dica para as mulheres: Pense em maneiras de facilitar o serviço de seu marido. Tornem-se amáveis, dignas do amor do marido (ande arrumadinha, use bons perfumes, use um tom de voz amigável, pegue mais leve, deixe de ser rabugenta e ranzinza)

Dica para os homens: Bem ou mal casados. Pensem em como manter e revitalizar o casamento e a família: 1) Assumam a liderança de sua casa; 2) Assuma as responsabilidades dos erros de sua esposa e filhos; 3) Ame sua esposa e sua família; 4) Eduque sua família nos caminhos do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário